altA arquitetura e o acervo do Museu de Arqueologia da Lapinha, conhecido como Castelinho, estão protegidos em definitivo. Na última quinta, 18, o prefeito de Lagoa Santa, dr. Fernando Pereira, assinou o decreto que garante proteção ao bem histórico.

alt

O documento é baseado em deliberação do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Lagoa Santa e em ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal.

O objetivo do MPF foi impedir que o Estado e o Instituto Estadual de Florestas realizassem a demolição ou alteração do Museu. Com o tombamento definitivo, o Castelinho não pode ser destruído ou sofrer intervenções sem deliberação do Conselho Municipal de Cultura e aprovação da Diretoria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Lagoa Santa.

Fundado em 1972 e organizado pelo arqueólogo e autodidata húngaro Mihály Bányai, preocupado com a devastação dos sítios arqueológicos, o Museu Arqueológaltico da Lapinha tornou-se referência sobre a paleontologia e arqueologia.

No local podem ser encontrados mais de 2600 relíquias, como ossadas humanas e de animais, além de objetos dos homens pré-históricos que habitaram o município de Lagoa Santa.

DECRETO DE TOMBAMENTO: