A Prefeitura de Lagoa Santa, por meio Secretaria Municipal de Bem Estar Social/Departamento de Políticas Culturais e Patrimônio Histórico, definiu, para janeiro de 2014, o prazo para o final das obras de estabilização nas capelas de Sant'Ana, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa Santa.

A data foi anunciada na última quarta-feira, 11/09, durante palestra que teve como tema “Recuperando o nosso passado: a restauração de nossas capelas”, promovida na Escola Municipal Professora Claudomira. Na ocasião, o público também conheceu a atual situação do processo de restauração das capelas, as intervenções que foram e serão realizadas.

O analista de Políticas e Proteção ao Patrimônio Histórico, Pablo Andrade, ressaltou que voltadas para reformas no assoalho, reconstrução de paredes e telhados, utilizando material apropriado às capelas. Em seguida será realizada a restauração dos aspectos artísticos e históricos, possibilitando a reabertura aos fiéis.

Constantes reformas sem planejamento e material inadequado aplicado ao longo de décadas acabaram comprometendo as estruturas das capelas, alterando também características originais de pintura, nas paredes e no piso. O projeto “Recuperando o nosso passado: a restauração de nossas capelas” vai buscar trazer, dentro do possível, aspectos autênticos dos bens, ligados à pintura e assoalho.

O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando Pereira, destacou que “é uma grande satisfação presenciar a qualidade do trabalho em andamento e o benefício que os responsáveis pelas obras estão fazendo para o município”. Esse é um projeto que vai entrar para história, beneficiando futuras gerações”, concluiu o prefeito.

O Secretário Municipal de Bem Estar Social, Stefano Tavares, enfatizou a importância da obra para sociedade, pois “essas capelas são referência na cultura e tradição da cidade, por isso refletem um passado glorioso capaz de nortear nosso futuro.”

História
Situadas no Centro e no Morro do Cruzeiro, as capelas de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição foram construídas em meados do século XIX, mas apresentam características de obras do século XVIII e, na região da Lapinha, a Capela de Sant'Ana foi construída em meados do século XVIII.

Os bens já receberam diversos eventos religiosos. Por conta do desgaste ao longo de décadas, foram interditados para que sejam realizadas as obras de estabilização e restauração.