Nesta sexta-feira (8/11), o destaque do 5º Festival de Cultura Regional Lagoa Santa Mostra sua Cara é a banda 14 Bis, mineira, mas de fama internacional, surgido do interesse de seus integrantes de montar um grupo musical à semelhança dos estrangeiros que os influenciavam e emocionavam como Beatles, Rolling Stones, Derp Purple, Led Zeppellin,Pink Floyd e outros.

O repertório do show da banda 14 Bis refletirá os onze discos gravados em estúdio, três ao vivo, a participação em três coletâneas, além do DVD 14 Bis ao Vivo, com a desenvoltura conquistada em dezenas de turnês pelo Brasil e o Exterior.

Outros shows
Enquanto se espera pelo show da banda, o expectador poderá conhecer o trabalho da dupla Ana Clara&Xandão, às 19h, no mesmo palco. A dupla é de Lagoa Santa e tem um repertório de MPB, música internacional e pop rock. Ana Clara faz o vocal e Xandão a acompanha no baixo e na percussão.

Pode apreciar também a banda Green Line, às 20h30, no mesmo palco, com uma apresentação que reflete o propósito do grupo de conciliar diferentes influências musicais de seus integrantes em uma identidade própria, não ignorando a multiplicidade da riqueza da música universal. No repertório, músicas de grupos que marcaram o rock nacional como Legião Urbana, Ira, Capital Inicial, Kid Abelha e de grupos internacionais como U2, Creedence, Guns n ‘Roses, The Cure e outras bandas no mesmo estilo.

Além da música

Às 17 h30, haverá uma apresentação do Cortejo do Boi da Manta, no espaço entre a Praça Dr. Lund e a Praça Dr. Lindouro, uma versão local do popular Bumba Meu Boi. Dez pessoas entre instrumentistas e artistas caracterizados como personagens populares como bêbados e mulheres que buscam confusão, brincam com o público anunciando a festa que está para acontecer. Às 18h, no Iate Clube, haverá a atividade Contação de História: Na Beira do Velho Chico, sob a responsabilidade de Alexandra Visentin.

Quem curte cinema poderá assistir, a partir das 19h, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, anexa à escola municipal do mesmo nome (Praça Dr. Lund, 33) a projeção de cinco filmes documentários etnográficos do acervo Filmes de Quintal, que participaram do Fórum Doc BH, na Sala Humberto Mauro em 2012. Um desses filmes, Quilombo dos Marques, narra a desapropriação de um quilombo para a construção de uma usina hidrelétrica. A exibição, organizada por Gercino Marques, tem em seu programa filmes de média e longa metragem.

Oficinas
As oficinas serão realizadas no Iate Clube, na orla da lagoa, a partir das 13h 30. A oficina de decoupage, pintura e reciclagem, estão sob a responsabilidade de Marreco e Maria de Lourdes; a de quiling&aquarelando, terão como instrutores Lúcia Júlia de Almeida e Valéria Souza; a de contação de histórias, ficará a cargo de Alexandra Vicentin.