Confira o mini currículo de cada um dos 10 agraciados com a medalha Lund no ano de 2014.

Antônio Carlos Fagundes:
Ex-Prefeito Municipal de Lagoa Santa, natural de Jaboticatubas Formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e em Direito pela Unifem. Casou-se com Dione Soares Fagundes, com quem tem quatro filhos e quatro netos. Em sua carreira, foi eleito vereador logo depois, foi convidado para assumir Secretaria Municipal de Fazenda, foi eleito Vice-Prefeito no ano de 1988. Quatro anos depois foi eleito Prefeito de Lagoa Santa. Também atuou em uma nova empresa no ramo da panificação. Fagundes retornou ao executivo Municipal no ano de 2004. Como advogado, atua em varias áreas, com grande destaque na área criminal, em diversas comarcas da região Metropolitana de Belo Horizonte.

Albino Azevedo

Senhor Albino Azevedo, natural de Angola, é Formado em Licenciatura em economia e em licenciatura em Relações Econômicas Internacionais na Universidade Estatal de Donetiski na Ucrânia, realizou também seu Mestrado em População e Desenvolvimento na Universidade do Chile. Fez ainda Mestrado em Bancos no Instituto de Formação bancaria de Lisboa em Portugal.

Atuou como Consultor no Ministério de Planejamento para Políticas Regionais da Angola, foi formador no Instituto de Formação Bancária em Angola e Diretor Comercial, Diretor de Organização e Métodos, Diretor de Estudos e Projetos do Banco Sol da Angola.
Atua como Presidente do Grupo Tchiungo Corporation, como Diretor da ZALM Invest, Diretor da ALAZA Global, Diretor da LUA CAR e presidente da BRAZANGOL.



Erika Suzanna Bányai :
Filha do Senhor Mihály Bányai e Maria Bányai é mãe de Pedro Guilherme de sete anos. Formada em história e pós-graduada em Administração de museus pela UNESCO. Cursada em escola técnica em Educação Artística, educadora em museus pela UFMG. Ao longo dos últimos 20 anos realizou mais de cinco mil palestras sobre o patrimônio arqueológico da região de Lagoa Santa, Pré História de Minas e do Brasil.

Assumiu desde 2002, a responsabilidade de cuidar do museu arqueológico e atua como coordenadora definitiva do espaço desde 2005, Realizou trabalhos sociais, É sócia fundadora de três associações: a AMAR – associação dos amigos do museu arqueológico da região de Lagoa Santa; Associação e clube dos 50 e Associação das doceiras e artesãos do parque do sumidouro.



Flávio da Fonseca Viana (IN MEMORIAN):
O senhor Flávio da Fonseca Viana, tradicional morador de Lagoa Santa, casado com a senhora Uard Salomão Viana foi pai de seis filhos, dezesseis netos e nove bisnetos. Doou em vida, o terreno para a construção da APAE – Associação de Pais e amigos excepcionais, fundada em 30 de novembro de 1972, onde hoje funciona a Escola Flávio da Fonseca Viana de Educação Especial, no bairro Várzea. No mesmo terreno, a Prefeitura de Lagoa Santa também inaugurou o Centro de Reabilitação Municipal – CREAB.



Geraldo Borges D'Avelar :
Natural de Lagoa Santa, Geraldo Borges D'Avelar e casado, pai de três filhos e dois netos. Foi destaque como agricultor sendo um dos maiores produtores de abacaxi da região chegando a ser premiado pela qualidade e excelência do produto que chegou a ser exportado.Na vida política Geraldo D'Avelar, exerceu mandato de vereador por 16 anos contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento do município.


Helena Ferreira da Silva - D. Helena do Satãs
Aos 94 anos, Dona Helena está prestes a receber a quinta geração o seu tetraneto. Foi casada com o Senhor Geraldo Flauzino. mãe de cinco filhos, tem ainda oito netos, sete bisnetos e três trinetos. Mulher ativa com muitas atividades, amada pela comunidade que vive. Atleticana de coração cuida dos filhos e dos netos com muito vigor e ainda tem saúde para cuidar de sua casa. Como costureira, dedicou grande parte do seu tempo na cultura e na divulgação das raízes da cidade, dedica na elaboração das fantasias da escola de samba que atua na cidade a Unidos dos Satãs, grupo de referência em Lagoa Santa na criação de samba enredos e muita folia. No período carnavalesco sua dedicação é exclusiva à organização da agremiação.



Lafayette Andrada:
O deputado estadual Lafayette Andrada é bacharel em Direto pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora na Argentina. Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). É membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Foi vereador em Lavras, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena e vereador de Juiz de Fora. Foi Superintendente de Assuntos Municipais do governo Aécio Neves. Foi Secretário de Estado de Defesa Social no governo Anastásia.


Luiz Mário Queiroz de Lima:
É Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, título obtido com distinção e louvor por unanimidade na USP – Universidade Estadual de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos. Foi Professor e Pesquisador UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, SP. É autor de mais de 1380 estudos e projetos, treze livros sobre saneamento, meio ambiente e mais de trezentas publicações técnicos científicas na área. Em 1992 foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina pelo Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo. Em Lagoa Santa, realizou um grandioso trabalho de recuperação da poluição da cidade e dos recursos hídricos.



Rogério César de Matos Avelar:
Rogério Avelar é engenheiro eletricista especializado em engenharia econômica pela Fundação Dom Cabral. Em sua trajetória no associativismo atuou como Vice- Presidente da Associação Comercial da Ceasaminas; Diretor da Associação Comercial de Minas Gerais; Presidente do Conselho de Administração da Associação Comercial da Ceasaminas; Membro do Conselho Fiscal do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte; Diretor Financeiro do Prodal – Banco de Alimentos; Vice-Presidente da – Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento.

Na área política foi presidente da Associação dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Granbel, e Prefeito de Lagoa Santa por dois mandatos: 2006/2008 e 2009 a 2012, sendo reeleito para o mandato de 2009/2012.



Renata Olesen:
Renata Olesen é brasileira, graduada em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política da USP, casada com Jens Olesen, dinamarquês e líder da comunidade escandinava no Brasil. Mãe de dois filhos. Participa ativamente na comunidade brasileira e escandinava como Presidente do Círculo Salvai as Crianças, entidade beneficente mantida pela Sociedade Escandinava Nordlyset, com sede em São Paulo.

Como Consulesa, atua na organização e realização das apresentações nacionais e internacionais sejam de artistas brasileiros na Europa ou de artistas escandinavos no país. Tem acompanhado o marido em viagens internacionais contribuindo para o intercâmbio comercial e cultural entre o Brasil e os países escandinavos, em particular a Dinamarca e a Noruega.