O prefeito, Dr. Fernando, inaugurou na última segunda-feira, a Reserva Técnica do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire (CAALE). Com a inauguração, o Centro tornou-se uma das principais referências na conservação de acervos e fragmentos arqueológicos do Estado de Minas Gerais.

A Reserva Técnica é um espaço destinado ao armazenamento, preservação e manutenção dos artefatos arqueológicos e recebeu o nome em homenagem ao professor Heinz Charles Kohler, precursor do estudo do Carste da região de Lagoa Santa.

Em fevereiro de 2015 foram iniciadas as obras para ampliação e adequação da reserva que antes era de apenas 23m² e foi ampliada para 53m². O local também passou a contar climatização, alarme, estrutura de armazenamento em Box, entre outros recursos necessários para a preservação dos acervos.

De acordo com a arqueóloga, Rosângela Albano, responsável pelo Centro de Arqueologia, a inauguração é um marco para a cidade. “Esta Reserva Técnica significa a consolidação de longo e árduo trabalho de 32 anos à frente do CAALE, um marco, e somente foi possível porque recebeu total apoio do prefeito, Dr. Fernando, e das Secretarias de Bem Estar Social e de Desenvolvimento Urbano.

A professora da Universidade Federal de São Paulo (USP) e amiga de Heinz, Dra. Sidneide Manfredini, enfatizou que o trabalho do professor ajudou a preservar Lagoa Santa e o sítio morfológico considerado como um dos mais importantes do Brasil e estabeleceu métodos para que outros estudiosos pudessem trabalhar com o Carste. “Charles era um pesquisador a moda antiga com volúpia de aprender”, enalteceu.

Finalizando a cerimônia, o prefeito, Dr. Fernando, falou sobre a importância de entregar a obra que transformou o CAALE em referência de Reserva Técnica no Estado. “Sinto privilegiado em concluir um projeto importante como este. Perdemos a companhia física do professor Charles, mas seu legado, a história que Kohler construiu permanece viva neste local e a Reserva Técnica coroa com maestria anos de dedicação, pesquisas e estudos”, finalizou.

Familiares do professor, Heinz Kohler, esposa e filhas também participaram da cerimônia e se emocionaram com a homenagem.

SOBRE O CAALE

Localizado no Centro de Lagoa Santa, o CAALE foi primeiro núcleo de arqueologia fundado em nível municipal no país. O Centro oferece apoio institucional e Reserva Técnica a projetos de pesquisa arqueológica e desenvolve pesquisas de campo para vistorias e levantamentos onde há ocorrência de vestígios arqueológicos.

O CAALE também conta com exposição permanente sobre arqueologia em sua sede na Rua Acadêmico Nilo Figueiredo, 62, Centro. A exposição é aberta à visitação e gratuita. O telefone para contato é o (31) 3681- 8755 e, o horário de funcionamento é das 12h às 17h30, de segunda à sexta-feira.