É impossível pensar em Lagoa Santa e não lembrar da Gruta da Lapinha, dos doces, quitandas e artesanatos produzidos pelos moradores daquela região. É um trem gostoso demais, gente! Por décadas, eles foram comercializados na feira próxima à Gruta, fazendo a alegria dos turistas e da população.

No intuito de preservar nossas raízes culturais, a Prefeitura juntamente com a comunidade local e as tradicionais doceiras e quitandeiras, se uniram em prol de um projeto batizado de “Rota das Doceiras”. É um projeto que resgata e valoriza a cultura local, que carrega em seu conceito a hospitalidade mineira e o prazer de bem servir.
No ano de 2017, o modo artesanal de se fazer os doces e quitandas da Lapinha foi registrado como “Patrimônio imaterial do município” um instrumento legal de preservação definido pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. O que significa que, o modo de fazer os doces na região, tornou-se um meio de valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro e contribui para a formação da nossa sociedade.

Dentro deste doce roteiro os visitantes poderão ver de perto os locais de produção e acompanhar como os doces, quitutes e artesanatos são produzidos, e claro, desfrutar de um delicioso passeio pelas atrações turísticas da região, como a Gruta da Lapinha, o Parque do Sumidouro; entre outros.

Venha nos visitar e conhecer esta rota que é uma delícia. Aproveite para dar de presente ou levar para casa uma lembrança de Lagoa Santa. Informações e encomendas no Receptur Lapinha: (31) 3689-8422, na Rua Guilhermina Pereira de Freitas, 277, Lapinha.

Capa Facebook Doceiras