alt

Durante a manhã do sábado, (07/12), as policlínicas regionais, as unidades de saúde da Lapinha, Campinho e a E.M. Sr. Tito, no Palmital, abriram suas portas para realização da Blitz “Movimento Saúde”. A ação realizada pela Prefeitura Municipal ofereceu orientação farmacêutica, palestras educativas, exames odontológicos e a realização de exames preventivos para homens e mulheres.

altO Movimento Saúde também promoveu a realização de um mutirão de limpeza nos bairros Palmital, Campinho e Lapinha, onde foram recolhidos materiais inservíveis, que acumulam água, e ajudam na proliferação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Durante todo o ano, a Prefeitura de Lagoa Santa vem realizando trabalhos de combate a dengue, intensificando-se justamente nos períodos chuvosos, onde a incidência de criadouros do mosquito Aedes aegypti tendem a aumentar.

De acordo com o prefeito Dr. Fernando, o combate à dengue deve ser realizado durante todo o ano e o apoio e a conscientização da população é fundamental para evitar o avanço da doença. “Para combater a Dengue é importante o trabalho preventivo realizado durante todo o ano pela Prefeitura, aliado a conscientização da população. È dessa forma que vamos conseguir vencer a luta contra o mosquito transmissor”, enfatiza o prefeito.

A blitz Movimento Saúde foi idealizada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, nos mutirões de limpeza.

Movimento intenso no sábado

A ação Movimento Saúde contou com grande participação da população. Já nas primeiras horas, todas as unidades de saúde superaram as metas de atendimento previstas. Grande parte da procura ficou por conta do check-up odontológico, exames de prevenção e orientação farmacêutica.

A professora Gilvana Gonzaga disse que a ação veio em boa hora. “Fazia muito tempo que não me consultava e quando escutei o carro de som divulgando, não pensei duas vezes. Participei da ação, fui muito bem atendida e ainda sai com o pedido para realizar o exame de mamografia”, disse.

Já a moradora do Bairro Lundceia, Lourdes Rodrigues da Costa, procurou a Policlínica Centro para realizar o exame de prevenção e receber orientações farmacêuticas. “Aprovei a iniciativa da Prefeitura e espero que aconteça mais vezes.”, comentou.

Também moradora do Lundceia, a Sra. Antônia Rodrigues da Silva, aproveitou para medir a pressão arterial e, segundo ela, recebeu uma ótima notícia da enfermeira. “Aalt enfermeira disse que a minha pressão está como a de uma criança, 120x80mmHg (Doze por oito). Agora vou fazer o exame preventivo e depois quero passar no consultório odontológico”.

O farmacêutico Adson, da Secretaria de Saúde, forneceu dicas importantes a todos que procuraram a Policlínica Centro. Falando sobre a correta aplicação de medicamentos e, principalmente, sobre os riscos da automedicação, o farmacêutico deixou um alerta. “É importante que todos tenham conhecimento sobre os graves riscos que a automedicação pode trazer para a saúde. Antes de se medicar, procure um profissional capacitado. Nada de automedicação”, finalizou.

De acordo com o balanço fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde foram feitos mais de 400 atendimentos, entre exames preventivos, orientações diversas e avaliações odontológicas.

alt