A Secretaria Municipal de Saúde apresenta à população lagoassantense as diretrizes que vão orientar e servir como base para o planejamento e a construção de um Plano Plurianual e posterior elaboração do Plano Municipal de Saúde. O objetivo é que essas diretrizes promovam uma melhoria na qualidade da prestação e assistência à saúde.

As “Diretrizes Norteadoras do SUS Lagoa Santa - 2017/2020” foram criadas a partir de três pilares – descentralização, regionalização e cuidar.

A descentralização tem por finalidade conhecer o usuário e a sua realidade, respeitando as diversidades e adequando suas demandas aos processos de trabalho. Descentralizar significa aproximar. É encurtar a distância entre o usuário, as equipes e a gestão do SUS.

Com a regionalização, todos os envolvidos são convidados a participar ativamente na gestão dos recursos. Os procedimentos ficam mais acessíveis, aumentando a eficiência no atendimento. Trazendo comodidade e agilidade à população.

O cuidar é a ampliação da atenção à saúde. Incentivando a assistência preventiva, garantindo uma boa saúde ao usuário através do estimulo ao autocuidado. O ato de cuidar promove o estreitamento dos vínculos entre usuários, equipe de profissionais e família.

As diretrizes são as bases fundamentais para que o diálogo com os profissionais, usuários e gestão aconteça. O SUS é uma construção coletiva, que impõe a descentralização como forma de aumentar o conhecimento. E que utiliza da regionalização para propor uma governança solidária.

Não existe uma solução mágica. O SUS para todos é um desafio contínuo que exige de cada um a sua cota de responsabilidade. Colocar o ser humano e suas diversidades em primeiro lugar é individualizar para incluir na coletividade.

O Plano Plurianual (PPA) é uma ferramenta de planejamento orçamentário do governo que sinaliza como será alcançado o desenvolvimento da saúde, seja no país, em cada estado ou nos municípios.

Já o Plano Municipal de Saúde (PMS), é um instrumento importante no planejamento da utilização dos recursos públicos do SUS. Elaborado a partir de um diagnóstico da realidade do município, o PMS reflete as necessidades específicas de cada população, apresentando propostas através de diretrizes, objetivos e metas.

Os municípios possuem autonomia para definir as diretrizes a serem observadas em seus planos, desde que sigam os princípios adotados na legislação básica e nas normas do SUS.

Diretrizes Norteadoras do SUS Lagoa Santa - 2017 a 2020