A Prefeitura de Lagoa Santa através da Secretaria de Saúde promove a campanha: “Homem: é tempo de Cuidar da saúde” com o objetivo de conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema.

Assim como acontece todos os anos, as ações dirigidas à saúde do homem começam em novembro e finalizam em fevereiro. A programação vai envolver todas as unidades de saúde da Rede Cuidar com rodas de conversas nas salas de espera e palestras sobre temas importantes como: câncer de próstata, higiene genital, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), saúde do homem e qualidade de vida.

Além disso, será intensificada nas unidades de saúde a realização do exame de PSA em homens na faixa etária de 50 a 69 anos. Caso haja homens com 50 anos ou menos com histórico familiar da doença também serão atendidos.

O diagnóstico precoce reduz os índices de mortalidade, por essa razão é tão importante a realização de exames periódicos, já que muitas doenças são totalmente assintomáticas como o câncer da próstata, o mais incidente no homem, excluindo-se o câncer de pele não melanoma, segundo dados da Agência Brasil, e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão.