A Secretaria de Saúde promoveu hoje a eleição para o Primeiro Conselho Local de Saúde (CLS), na UBS/Cuidar Palmital. 

O edital esteve aberto para usuários cadastrados no SUS, pessoas moradoras dos bairros assistidos pela UBS Palmital, e trabalhadores do SUS de Lagoa Santa, como servidores do Cuidar Palmital ou de outros serviços que compõem a rede de atenção à saúde do município. 

O Conselho é fundamental para incluir o cidadão nas construções de políticas públicas e levantamento de demandas da região, além de contribuir na fiscalização, monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, que é um importante mecanismo de prevenção da corrupção, fortalecimento da cidadania e aperfeiçoamento das ações e serviços de saúde. Visa também melhores condições de trabalho para os trabalhadores da UBS Palmital.

Foram eleitos Cibele da Silva, titular, e Tânia Aparecida, suplente como representantes dos trabalhadores da unidade. Já os representantes dos usuários foram eleitos Lusinete de Aquino e Felipe Catisani, titulares, Alexandre Rocha e José Luciano como suplentes.

O Conselho Municipal de Saúde enviará solicitação de indicação de dois membros da gestão para compor o CLS, um titular e um suplente. 

Em seguida será convocada uma reunião para dar posse aos Conselheiros locais e é construída uma agenda de reuniões mensais do CLS.