A Prefeitura de Lagoa Santa informa que foi instituído por meio do Decreto Nº 4.363 ponto facultativo nas repartições públicas nesta segunda-feira, dia 6 de setembro, em virtude das comemorações do Dia da Independência do Brasil.

Leia mais...

Este ano, completamos cinco edições do Agosto Lilás em Lagoa Santa. A campanha foi incorporada à maior festa popular da cidade, a Festa de Agosto, e tem por objetivo conscientizar a população a respeito do combate à violência contra a mulher no âmbito familiar. 

Diferentemente dos anos anteriores, vamos inovar ao abordar a violência doméstica contra a mulher também na origem do problema, o agressor. Um enfoque diferenciado que amplia a percepção do problema e nos convida a repensar a questão.

Em Lagoa Santa, só no primeiro semestre, 489 mulheres foram atendidas pelo Centro de Referência da Mulher, vítimas de algum tipo de violência. Diante deste cenário, a Prefeitura quer sensibilizar toda a população para dizer: não a violência contra a mulher.

A violência doméstica contra a mulher é mais abrangente que a violência física. Segundo a Lei Maria da Penha em seu art. 5º, a violência doméstica e familiar contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Recentemente, o governo federal sancionou uma lei que inclui a violência psicológica no Código Penal. Isso significa que a partir de agora quem causar dano emocional à mulher está cometendo um crime e está sujeito a pena de reclusão.

A Festa de Agosto é uma tradição em nosso município, e para que ela aconteça, este ano, e para garantir a segurança da população em tempos de pandemia, teremos mais uma vez festa na sua versão Live. Serão quatro shows com artistas locais e intervenções sobre a campanha do Agosto Lilás de combate à violência doméstica contra a mulher. As apresentações acontecerão no período de 12 a 15 de agosto, de 19h às 21h, pelo canal do Youtube da Prefeitura.

Confira a programação e prepare-se para curtir os shows no conforto da sua casa.

12/08/21 (quinta-feira) - Clayton Homem (Pop e MPB)

13/08/21 (sexta-feira) - Gabi Soares (Sertanejo)

14/08/21 (sábado) - Adriane Santos (Flashbacks Internacionais)

15/08/21 (domingo) - Falcão e Vardel (Moda de Viola)

Para acompanhar nossas transmissões, inscreva-se em nosso canal.