Com uma caminhada de 2 km na orla da lagoa , a Secretaria de Saúde lançou no sábado, 7 de fevereiro, o programa Academia Livre.

Programa será implantado em todas as unidades do CUIDAR

O programa Academia Livre tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população, incentivando a adoção de hábitos saudáveis que reduzem o risco de doenças.

Com a implantação do CUIDAR, o novo modelo de saúde do município, todos os moradores de Lagoa Santa terão acesso a atividades físicas gratuitas do programa Academia Livre, acompanhadas por um profissional capacitado.

O cronograma proposto para as unidades CUIDAR traz atividades físicas iniciadas às sete horas da manhã, com verificação da pressão arterial dos participantes, seguida de alongamento e caminhada de uma hora de duração, três vezes por semana.

Andresa Cezário, Enfermeira do Cuidar Visão falou sobre a melhoria da saúde no município com a criação do programa. “A política do CUIDAR Lagoa Santa acarretará um grande impacto na melhoria da atenção primária à saúde. Através da regionalização será levado a toda a população um atendimento com mais humanização, mais agilidade e melhor”.

De acordo com o Médico responsável pelo Cuidar Francisco Pereira, Dr. Walterniro Bellucci da Silva, “As expectativas com o Cuidar são as melhores possíveis. Este novo modelo de saúde só tende a trazer mais benefícios para a população”, finalizou.

Segundo o Educador Físico Rafael Rodrigues o programa será implantado em etapas nas unidades do CUIDAR. “Neste primeiro momento, escolheu-se a atividade da caminhada por ser de fácil implantação e ter grande adesão do público. A próxima etapa do projeto Academia Livre consiste na capacitação e acompanhamento desta atividade em cada Cuidar ” finalizou.
A Prefeitura vai realizar a instalação de aparelhos específicos em praças e espaços públicos, incentivando o exercício de qualidade. Para mais informações e inscrição no projeto Academia Livre, procure a unidade de saúde CUIDAR do seu bairro.

{oziogallery 250}