A Prefeitura lançou no último sábado, (19/10), o programa “EcoPraça”, uma ação de educação ambiental que vai promover a arborização das praças da cidade. Além do plantio de mudas de árvores, o projeto vai realizar trabalhos de educativos através da recreação, da valorização das atitudes ambientalmente corretas e da preservação do meio ambiente junto às comunidades.

O evento, tido como projeto piloto pela Diretoria de Meio Ambiente, foi realizado na praça do bairro Ovídeo Guerra, ao lado da Escola Municipal Dona Marucas e contou com o apoio e participação dos moradores do bairro. Uma área de lazer e recreação foi montada na quadra poliesportiva da praça, onde as crianças participaram de diversas brincadeiras, oficinas e assistiram a uma peça teatral.

O momento mais esperado pelos participantes foi a realização do plantio das mudas de árvores, acompanhado pelas crianças. Mais de 20 espécies foram distribuídas nas imediações da praça.

Com apenas seis anos de idade, Beatriz Vieira já sabe a importância de preservar o meio ambiente. Beatriz promete acompanhar e cuidar da muda de ipê branco que plantou na praça com a ajuda do seu avô. “As árvores são muito importantes. Elas fazem parte da natureza e temos que cuidar muito bem delas. Todos os dias vou vir na praça para cuidar da árvore que plantei até ela ficar muito grande”, disse.

Moradora do bairro, Elisângela Evaristo, diz que em pouco tempo, as árvores vão abrigar os pássaros que vivem na localidade. “Além de oferecer sombra para os frequentadores, os pássaros que ficam por perto terão mais um local para descansar. Sempre recebemos a visita de uma coruja que pousa no corrimão da praça e depois voa para a mata. Com as árvores, a visita dela será constante aqui na praça”, comenta com satisfação.

De acordo com o prefeito, Dr. Fernando, o “EcoPraça” será implantado em todas as praças do município como forma de resgatar a cultura de uso diário destes espaços por parte da comunidade, priorizando o bem estar dos frequentadores e a preservação do meio ambiente. “Vamos promover a arborização das praças, fazendo com que se tornem espaços mais harmoniosos de convivência e lazer para os moradores”, finalizou.