A orla da lagoa central, no trecho entre as ruas Milton Campos e Modestino Gonçalves , onde funciona a feira de artesanato,vai ficar ainda mais bonita e atraente com as 52 mudas de árvores ornamentais e frutíferas que foram plantadas neste domingo, 22/03, de 9 às 13h. O plantio foi promovido pela Prefeitura de Lagoa Santa no âmbito do programa Eco Praça, que tem por objetivo promover a arborização de praças e regiões da cidade, incentivar a defesa do meio ambiente e criar consciência ambiental na população.

Com a ajuda de pessoas que eram convidadas a participar, foram plantadas mudas de amoreira, jamelão, ingá, oiti, pata de vaca, guanandi, araçá, pau brasil, pau ferro, pororoca, sibipiruna, coração de negro e ipês roxos, brancos, rosas e amarelos. Parte das mudas vieram do horto municipal e o restante foram doadas por pessoas como contrapartida pelas árvores que cortaram sem autorização.

O critério para o plantio foi instalar as mudas de árvores frutíferas e as que exigem mais umidade em locais mais próximos da lagoa e as mais resistentes perto da pista de caminhada. As covas onde as árvores foram plantadas haviam sido perfuradas com antecedência.

Paralelamente ao plantio, foi instalada uma oficina de reciclagem de materiais, com destaque para os trabalhos feitos a partir de garrafas pet. O grupo circense Os Alegríssimos, com palhaço e outros personagens, contribuíram para a alegria das crianças com suas brincadeiras.

Primeiras mudas

A primeira árvore, uma sibipiruna, foi plantada por Ângelo Augusto da Silva e sua colega Claudiomira, da Coordenadoria de Limpeza Urbana da Prefeitura, numa espécie de treinamento para os oito funcionários municipais que estavam na orla para orientarem o plantio.

A muda seguinte, um ipê roxo, foi plantada por Miguel Resende, do bairro Francisco Pereira, que estava passeando pela orla junto à esposa Barbara e dos filhos Maria e Gabriel. “Quanto mais árvores melhor, porque refresca o ambiente”, comentou ele, depois do plantio.

A esposa Bárbara Damásio Resende, grávida do terceiro filho, afirmou “que as mudas que estavam sendo plantadas contribuem para repor o verde que está sendo tirado por construções e condomínios”.

Quem também não perdeu a oportunidade de plantar uma árvore, no caso um angico, foi Lilian Diana, do bairro Recanto da Lagoa e dona da barraca de comida mexicana da feira de artesanato. “É uma satisfação pura plantar uma árvore. A Prefeitura deve incentivar cada vez mais isso, inclusive nos bairros novos, que não tem muita vegetação” afirmou ela.

Acompanhando o movimento da pista de caminhada, a dentista Káritas Silvério, moradora do bairro Solarium, achou muito bom o plantio das mudas, “pois as árvores na beira na lagoa impedem que materiais como areia e terra cheguem ao espelho d’água, provocando assoreamentos”. Ela disse que árvores na beira da lagoa são fundamentais à sua sobrevivência.

Sentadas na pista, Renata Rodrigues e a filha Michelle, vespasianenses que estavam em Lagoa Santa a passeio, assistiam admiradas o plantio. “Ótima a iniciativa da Prefeitura. Árvore dá sombra, torna mais bonita uma região que já é linda, privilegiada". A estudante Michele aprovou o plantio das árvores, “porque sem árvore, a gente não é nada, nem pode respirar”.

Para a engenheira agrônoma Millena Janducci, da Diretoria de Meio Ambiente, coordenadora de plantio da 3ª edição do Eco Praça e uma de suas idealizadoras, o programa está sendo muito bem recebido pela população “que ansiava por isso”. Em relação ao plantio de mudas na região da lagoa central, ela disse que é a uma iniciativa necessária para aumentar a vegetação arbórea em torno do reservatório, “que ainda tem muitos pontos a descoberto”

“Espero que as pessoas, principalmente as crianças, adotem uma árvore para cuidar, acompanhem o crescimento, enfim, seja um fiscal do desenvolvimento da planta, para que ela possa vingar. O objetivo do programa não é só plantar. É também desenvolver na população um sentimento de responsabilidade”, disse o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Ângelo Couto, elogiando a “responsabilidade e a garra" com que os funcionários encarregados do programa vão à luta.

Eco Praça

O programa Eco Praça, desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente/Secretaria de Desenvolvimento Urbano com a colaboração da Coordenadoria de Limpeza Urbana, planeja promover um plantio de árvores por mês ao longo de 2014. Já foram feitos plantios nos bairros Ovídeo Guerra e Morro do Cruzeiro. No lançamento do projeto, o prefeito Dr. Fernando Pereira afirmou que o Eco Praça será implantado em todas as praças da cidade, como forma de resgatar a cultura de uso destes espaços públicos por parte da comunidade.

“A arborização das praças faz com que elas se tornem espaços mais harmoniosos de convivência e lazer”, disse o prefeito.