Os objetivos da visita do geneticista e pesquisador dinamarquês, Dr. Eske Willerslev e sua equipe são reviver o trabalho de Peter Lund sob o ponto de vista da genética contemporânea e atrair atenção da comunidade científica internacional para as riquezas arqueológicas de Lagoa Santa e região.

A visita de Willerslev à cidade e ao CAALE é um grande marco para a comunidade científica e foi uma iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Laboratório de Ciência da Conservação, e da Prefeitura de Lagoa Santa, consolidando esta tão importante parceria.

A proposta do pesquisador é trazer de volta o material encontrado por Peter Lund e levado para Copenhague, na Dinamarca, e construir uma agenda de atividades e pesquisas para nossa região, para que o saber científico seja desenvolvido no Brasil, estimulando a parceria entre os países.

As pesquisas arqueológicas e genéticas realizadas pelo pesquisador irão destacar a visibilidade internacional da cidade e região e, com isso, podem atrair pessoas interessadas não só nos trabalhos de ponta que serão produzidos aqui, mas também, para conhecer e explorar a história humana por trás da ciência.

“Lagoa Santa merece uma atenção da comunidade científica internacional, no sentido de resolver questões fundamentais sobre o povoamento das Américas e de todo mundo, as questões sobre as origens é fundamental para toda a Humanidade”, lembra o Dr. Willerslev.

A ideia é consolidar cada vez mais Lagoa Santa como uma referência turística, onde a história da humanidade e a ecologia se misturem em harmonia à consciência social e patrimonial, preservando os recursos naturais ao mesmo tempo que outros estão sendo gerados.

 

CultTursm