O prefeito, Dr. Fernando recebeu nesta terça-feira, 12/4, em seu Gabinete os representantes da Associação de Pais e Amigos de Pais e Amigos Excepcionais - APAE de Lagoa Santa para tratar de assuntos relacionados a organização e atendimento da Escola da APAE: Flávio da Fonseca Viana de Educação Especial, Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Em dezembro de 2015, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais suspendeu as matrículas para o ano de 2016 na instituição, devido à necessidade de adequações na estrutura física do prédio de propriedade da APAE.

Com a decisão, a Prefeitura de Lagoa Santa ficou impedida pela Secretaria de Estado de Educação de ceder profissionais da educação, alimentação e transporte à instituição, tendo em vista que os mesmos estão condicionados ao funcionamento regular da escola.

Diante da suspensão e para que a situação fosse regularizada, o mais breve possível, a Prefeitura de Lagoa Santa por meio do convenio nº008/2015, que institui o repasse de recursos financeiros à entidade, viabilizou a locação de um novo imóvel para a instalação da APAE adicionando ao valor anteriormente pactuado uma quantia que possibilitou a locação de um imóvel que conta com salas amplas e ventiladas, banheiros, secretária, diretoria, refeitório, auditório, quadra e outros.

Com a autorização da Secretaria de Estado de Educação publicada no Diário do Executivo no dia 09 de abril de 2016 , a Prefeitura de Lagoa Santa aguarda a regularização das matrículas por parte da instituição para que sejam normalizados os serviços de educação oferecidos pela Prefeitura, como: a merenda e transporte escolar, professores, serventes e agentes de serviços escolares. Os serviços de assistência social e saúde continuam funcionando normalmente.

O prefeito, Dr. Fernando aproveitou o encontro para reiterar que a gestão municipal sempre esteve empenhada em atender com qualidade os pais, alunos, funcionários e toda equipe da APAE, afim de solucionar os problemas enfrentados pela instituição.

Durante a reunião a diretora geral da APAE Lagoa Santa, Maria das Mercês, agradeceu o apoio do município nas parcerias vigentes em âmbito educacional, assistencial e de saúde e registrou satisfação pelo acompanhamento e direcionamentos oferecidos pela Prefeitura.

Além da locação do imóvel a Prefeitura de Lagoa Santa oferece a instituição: a merenda e transporte escolar, professores, serventes e agentes de serviços escolares, assistente social, psicólogo, neurologista, motorista, pediatra, instrutor e orientador social, terapeuta ocupacional, gestor social, auxiliar administrativo e outros.