O Ministério Público, através do Procon de Minas Gerais, promove a Semana do Consumidor 2019, com o projeto “Consumo Saudável”. A proposta é estimular a abordagem do tema: “Segurança Alimentar e Nutricional” nas escolas públicas e privadas do município de Lagoa Santa.

Durante o período de 11/03 a 17/03, uma série de atividades voltadas para a conscientização de educadores e alunos sobre práticas alimentares saudáveis, serão realizadas dentro do ambiente escolar.

Variedade no Cardápio

As escolas, em Lagoa Santa, oferecem uma variedade de gêneros nos cardápios com carnes de boi, porco e frango, pão, arroz, feijão, leite, iogurte, verduras, frutas, legumes, doces sem adição de açúcar e alimentos ricos em ômega 3, tudo para garantir mais que uma alimentação saudável, uma comida com sabor e qualidade que valoriza os alimentos regionais.

A proposta é não só cumprir como ampliar os valores nutricionais exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ligado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para cada modalidade de ensino é criado um cardápio capaz de melhorar as condições fisiológicas do aluno, de forma a contribuir para a melhoria do seu desempenho escolar.

Agricultura Familiar

Além disso, a Prefeitura incentiva a agricultura familiar e o pequeno empreendedor rural com intuito de fomentar a economia local. Os agricultores locais fornecem alimentos como abobrinha, beterraba, alface, cebola amarela, repolho , verduras de folhas, frutas da estação que são consumidos diariamente pelos alunos da Rede Municipal de Ensino.

Lagoa Santa ultrapassa o percentual mínimo determinado pelo PNAE, gerenciado pelo FNDE, que determina no mínimo 30% dos recursos para a compra de produtos de agricultores familiares.

Hoje, o município investe cerca de 40% dos recursos com hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar ao adquirir esses produtos de produtores locais.

Horta Escolar

Outro projeto importante que acontece em nossas escolas é o programa “Horta na Escola”. As crianças são estimuladas a debaterem temas como alimentação saudável, nutrição e meio ambiente que, aliados aos cuidados com a terra e plantas, geram situações reais e diversificadas de aprendizagem.

O trabalho na horta é diário, e cada turma é responsável, uma vez por semana, por regar as hortaliças, retirar o mato e plantar as sementes e mudas que as crianças trazem de casa.

E a tarefa não para por aí não, na sala de aula, a atividade continua com os registros no “Diário da horta”, onde os alunos relatam através de textos, sentenças matemáticas, elaboração de gráficos, confecção de calendário de plantio ou ilustrações.

Cardápios Especiais

Os alunos com restrições alimentares recebem atenção especial. A Rede Municipal de Ensino mantém um nutricionista dedicado à elaboração e seleção dos alimentos que vão compor o cardápio diferenciado para atender às restrições de quem tem diabetes, hipertensão, doença celíaca, fenilcetonúria e intolerância à lactose.

Controle de Estoque e Distribuição

Tão importante quanto selecionar os produtos que serão comprados, é evitar o desperdício na distribuição dos gêneros alimentícios. Por isso, o controle de estoque é feito com rigor em todas as escolas da Rede. Além disso, os profissionais são orientados, periodicamente, a consumir primeiro os alimentos com o prazo de validade mais antigo para evitar a perda.

Capacitação Contínua

Os profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação escolar recebem capacitação a fim de estabelecer procedimentos que garantam as condições higiênico-sanitárias necessárias para atender aos requisitos relativos às boas práticas de manipulação dos alimentos.

Estratégias de conscientização das famílias dos alunos sobre a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar também são desenvolvidas dentro do ambiente escolar, enfatizando sua co-responsabilidade neste processo.

A educação nutricional faz parte das atividades curriculares de forma a reforçar a aquisição de bons hábitos alimentares e a promoção de uma vida mais saudável. Assim, durante as aulas de biologia, os professores relacionam a comida com a bom funcionamento do organismo e o processamento dos nutrientes no corpo. Em história, fala-se da origem dos alimentos e sua evolução na nossa sociedade. Já para as crianças menores, as aulas de culinária e degustação ajudam a despertá-las para o universo da alimentação saudável.

Orientações

Palestras direcionadas aos pais e aos educadores fazem parte da rotina das escolas da Rede Municipal de Ensino. Nestes encontros realizados pelos nutricionistas, fala-se sobre a importância da família na construção de hábitos saudáveis e dos objetivos da alimentação oferecida nas escolas.

Pais de alunos com doenças como diabetes, insuficiência renal, alergias e intolerâncias alimentares recebem orientações sobre como seguir a dieta em casa e como escolher os alimentos.

Dentro de sala de aula, os alunos são aconselhados a praticar mudanças nos hábitos alimentares tais como: evitar alimentos industrializados, aumentar o consumo de água, evitar o excesso de sal e de frituras, por exemplo.