O prefeito Dr. Fernando Pereira garantiu, em entrevista à Super FM, que muitos equipamentos e serviços públicos serão instalados no bairro Palmital, beneficiando não apenas as pessoas que serão transferidas para o Residencial Bem Viver (Minha Casa Minha Vida), mas também os moradores que já vivem no local.

Acredita o prefeito que, devido o adensamento populacional crescente do bairro, a Copasa em breve estará instalando redes de água e esgoto, coisa que até pouco tempo recusava-se fazer mediante a justificativa de falta de demanda. Ele disse que a pavimentação e urbanização das ruas do Palmital serão possibilitadas por meio de convênio com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

O prefeito também informou que a Prefeitura, por meio de Edital Público, contratou empresa de engenharia para concluir as obras do posto de saúde. E que será realizado, brevemente, pela Secretaria Municipal da Educação, o censo escolar do Palmital.

Quanto ao transporte coletivo na região, Dr. Fernando disse que novas linhas serão criadas e mais ônibus colocados em circulação, de acordo com os estudos que já estão sendo realizados pela Translago e pela empresa que opera o transporte público em Lagoa Santa.