O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, recebeu na noite desta quinta-feira, 17, o prêmio "As Melhores Cidades do Brasil 2015" realizado pela Revista Istoé e consultoria Austin Ratings. Lagoa Santa foi a vencedora na categoria “Porte médio/critério habitação. O levantamento inédito, de acordo com os organizadores, envolveu os 5.565 municípios brasileiros, e foi feito com base em mais de 500 indicadores, agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em São Paulo, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e reuniu centenas de prefeitos, empresários, políticos e autoridades de todo o país. O prefeito Dr. Fernando estava acompanhado pelos secretários de Saúde, Fabiano Moreira, de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Dutra, e de Bem Estar Social, Rogério Von Randow.

Segundo o ministro Kassab, o levantamento mostra os avanços das diversas áreas no Brasil."Aqui, através destes vencedores, podemos ver os avanços sociais e econômicos do povo brasileiro". O presidente-executivo da Editora Três, Caco Azulgaray, destacou a importância de um estudo tão aprofundado. "Em um momento econômico e político tão delicado como o que vivemos, assumimos o papel da vigilância da democracia e da gestão pública", disse ele.

O estudo utilizou indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão. Como foi concebido a partir de dados oficiais, o prêmio é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do País.

Além de Lagoa Santa, o anuário também premiou as cidades em 48 categorias, dividas entre os principais indicadores utilizados pela Austin Ratings para realizar o levantamento. Curitiba foi a cidade que agregou o maior número de indicadores de excelência e, por isso, foi considerada a melhor cidade do País e também a melhor cidade de grande porte. Itajaí (SC) foi eleito o melhor município de médio porte do Brasil e Congonhas (MG) a de pequeno porte.

(Com informações da Revista Isto É)