O secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Lagoa Santa, Fabiano Moreira, anunciou na manhã desta quarta-feira, 26/02, no programa de rádio Saúde em Foco, a inauguração da nova sede da Vigilância em Saúde, do Laboratório Municipal de Análise Clínicas e a campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV).

A nova sede da Vigilância em Saúde vai ser inaugurada na quarta-feira, 12/03, às 10h30, na Rua Mauro Caiana, nº 85, Lundcéia. O objetivo da prefeitura em mudar o endereço do órgão, antes situado no Centro Administrativo de Lagoa Santa, é de facilitar o acesso dos cidadãos a serviços como de fiscalização sanitária e aos agentes de endemias.

Outra mudança que vai gerar benefícios para a população é a do Laboratório de Análise Clinicas, na quarta-feira, 19/03, às 10h30, do centro da cidade para Rua Conde Dolabela, na Várzea. De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Moreira, essa é uma ação estratégica já que a nova sede do laboratório vai estar situada próxima à unidade de Pronto Atendimento Municipal (PAM), que tem previsão para ser entregue a população no mês que vem.

Ainda em março, a prefeitura de Lagoa Santa também vai dar inicio à campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), em meninas de 11 a 13 anos de idade. A doença, que é transmitida sexualmente ou na hora do parto, atinge hoje cerca de 290 milhões de mulheres no mundo, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O papiloma humano é considerado o grande responsável pelo câncer no colo do útero.

"É preciso que os pais tenham consciência da importância dessa vacina e autorizem e levem seus filhos aos postos de vacinação", declarou o secretário de Saúde.

PAM

O secretário também falou, na entrevista, sobre a estrutura do novo Pronto Atendimento Municipal, que vai contar com 38 leitos, serviços de radiografia, pediatria, ortopedia, clínica geral, sala de urgência e gesso funcionando 24h.

SAMU

Segundo Fabiano, em abril o município vai inaugurar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que terá uma ambulância exclusiva para Lagoa Santa. O objetivo do serviço é prestar atendimento de urgência e emergência fora dos postos fixos de atendimento. UPA No final de 2013, Lagoa Santa foi habilitada pelo Ministério da Saúde a receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. De acordo com o secretário, em fevereiro deste ano, representantes do ministério vieram à cidade conhecer o terreno. Eles avaliaram como positiva a área escolhida para a implantação da unidade no município, que agora se prepara para dar início às licitações referentes às obras.

Investimentos

O secretário Fabiano Moreira explicou que, este ano, Lagoa Santa passou a destinar 25% dos recursos arrecadados pela prefeitura para a área de saúde, conforme diretriz definida no Plano Municipal de Saúde, além de receber recursos estaduais e federais para o setor.