A Prefeitura de Lagoa Santa inaugura na quarta-feira, 12/03, às 10h30, a nova sede do Núcleo de Vigilância em Saúde, na Rua Mauro Caiana (antiga Alameda Estudantes de Zoologia), 85, bairro Lundceia, com a presença do prefeito Dr. Fernando Pereira. No novo endereço, o Núcleo, que faz parte da estrutura operacional da Secretaria de Saúde, reunirá todos os seus setores: Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Controle de Zoonoses e Combate à Dengue. Brevemente, sediará também o laboratório do Programa de Controle à Esquistossomose.

O serviço conta, hoje, com aproximadamente 60 funcionários, entre agentes de combate a endemias, enfermeiros, biólogos, veterinários, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, gerencia os programas de Saúde do Trabalhador, de Saúde na Escola, de enfrentamento às violências no trânsito e doméstica, além do setor de imunização.

Entre os principais serviços do Núcleo estão o recebimento de denúncias, fiscalização e, quando for o caso, punição a estabelecimentos de interesse de saúde pública. Engloba também, entre outros, a liberação de alvarás sanitários, o controle e análise da qualidade e potabilidade da água (minas e poços artesianos), o suporte epidemiológico às unidades de saúde, a investigação de doenças de notificação, o combate a dengue, a vacinação da população, a busca ativa de animais peçonhentos e a orientação à população sobre como lidar com eles.

“O Núcleo de Vigilância em Saúde não faz atendimentos em sua sede e, sim, apura as denúncias que recebe por telefone por meio de uma equipe especializada”, esclarece o coordenador André Luiz de Paula. “A exceção é o recebimento das defesas dos estabelecimentos punidos pelo descumprimento de normas sanitárias”, complementa ele.

Nova sede

A nova sede do Núcleo de Vigilância em Saúde atende à necessidade de reunir em um só lugar os serviços mantidos pelo órgão e servir como ponto de apoio aos agentes de combate a endemias que trabalham externamente.