A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa realizou nesta quarta-feira, 16/7, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, o II Seminário de Saúde na Escola, com o objetivo de definir estratégias de trabalhos a serem desenvolvidas nas escolas do município pelas equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Bem Estar Social. Na ocasião também foram empossados os membros do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), para o ano de 2014 e 2015.

De acordo com o prefeito, Dr. Fernando Pereira, o sucesso do programa deve-se ao trabalho e empenho das equipes envolvidas, "todas as pessoas com quem estamos trabalhando, têm conhecimento do que está sendo desenvolvido e com esforço de todos, as coisas têm dado certo", afirmou o prefeito.

Para o professor e doutor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da UFMG, Flávio de Freitas Mattos, o "Saúde na Escola", tem ajudado na prevenção e diagnóstico precoce de doenças em crianças e adolescentes, "apenas informações não garantem posturas saudáveis, mas esse é um passo importante e tem dado resultados", disse o professor.

Além da definição de uma agenda de estratégias a serem desenvolvidas nas escolas, os profissionais também acompanharam palestras sobre saúde sexual, bucal, nutricional e práticas que podem ser utilizadas em sala de aula para ajudar a despertar a atenção das crianças para os temas ligados à saúde.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola concede incentivos para que as Secretarias Municipais de Educação e Saúde trabalhem em conjunto, realizando palestras e atividades voltadas para a alimentação saudável, educação sexual e reprodutiva. Atividades como avaliação nutricional, controle de cartões de vacina e saúde bucal dos estudantes, também são realizadas pelo programa.

As ações desenvolvidas nas escolas são planejadas levando em consideração a idade dos alunos, a realidade cultural e social de cada bairro e suas demandas.

A gestão do programa é feita pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), que é formado por profissionais das Secretarias de Educação, Saúde e Diretoria de Desenvolvimento Social sendo quatro profissionais de cada setor.