Uma nova história para a Santa Casa de Lagoa Santa começa a ser escrita a partir de hoje, 11 de novembro. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acaba de julgar favorável e por unanimidade, o pedido liminar interposto pelo Ministério Público de Minas Gerais junto com a Prefeitura, autorizando a intervenção do Ministério Público (MP) na administração da instituição que, desde maio de 2014, mantém suas portas fechadas.

O julgamento do TJMG define pelo afastamento da atual administração da Santa Casa e transferência da sua gestão para uma comissão que será designada pelo MP. A proposta é de que a entidade passe a atuar em novo modelo, 100% SUS e com a possibilidade de ser administrada por uma equipe com experiência no ramo hospitalar e especializada em gestão de centros médicos de média e alta complexidade.

Em entrevista a uma rádio local, o Prefeito Dr. Fernando, disse que a intenção é reabrir o hospital ainda em 2014. De acordo com o Secretário de Saúde, Fabiano Moreira, os primeiros passos para a reabertura da Santa Casa de Lagoa Santa começam a ser dados imediatamente.

A decisão unânime do TJMG cabe recurso.