Antecipando-se ao período chuvoso e a chegada do verão onde aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya, a Prefeitura vai realizar entre os dias 18 e 21/11, de 13h30 às 16h, na sede da Vigilância e Saúde a capacitação de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.


O objetivo da ação e promover a sensibilização dos profissionais de saúde sobre seu papel no controle e prevenção das doenças. Além de capacitá-los para o atendimento e diagnóstico de pacientes com sintomas das doenças.


Entenda as doenças


Os vírus da febre chikungunya e o da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito o Aedes aegypti, e podem causar febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações entre outras. Embora as duas doenças tenham sintomas semelhantes a chikungunya não apresenta evolução para casos hemorrágicos sendo raro surgirem complicações graves.


A pessoa infectada pelo vírus CHIKV responsável pela chikungunya, pode sofrer com dores fortes na articulação capazes de impossibilitar os movimentos podendo durar por meses após a febre ir embora.


A única forma de prevenir a doença é através de medidas que impeçam a proliferação do mosquito transmissor já que não existe vacina contra os vírus.