Lagoa Santa se prepara para receber o soro para tratamento de intoxicações provocadas pelo veneno de animais peçonhentos como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas. Os médicos e enfermeiros que serão responsáveis por ministrar o soro, vão realizar na nesta terça-feira, 25/11, no hospital João XXIII o curso de capacitação para aplicação do soro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o treinamento é o primeiro passo para que o soro seja disponibilizado na cidade.

O soro é produzido e fornecido pelo Estado e para que o município possa estar apto a ministrá-lo é necessário seguir uma série de pré-requisitos que passam por adaptações físicas da unidade de saúde e a implantação de protocolos específicos de atendimento.

O trâmite do processo para que o município possa ministrar o soro não é demorado, no entanto, depende da aprovação de todos os pré-requisitos para que o Estado possa fornecê-lo.

Durante a capacitação que será realizada pela equipe de toxicologia do hospital João XXIII, os profissionais de saúde do município vão aprender como armazenar e manipular adequadamente o soro que ficará disponível na unidade de Pronto Atendimento Municipal (PAM 24).