Secretaria de Saúde está intensificando os trabalhos de prevenção contra a dengue e a febre chikungunya, o objetivo é evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti e alertar a população sobre a gravidade das doenças.

O primeiro passo foi a capacitação realizada entre os dias 18 e 21 de novembro para os médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. O objetivo é sensibilizar os profissionais sobre seu papel no controle e prevenção das doenças e a importância do diagnóstico e atendimento adequado aos pacientes.

Parceiros no trabalho de conscientização, as escolas da rede municipal darão continuidade ao projeto lançado pela Secretaria de Saúde, o "Agente Mirim de Combate a Dengue", que busca a conscientização da população por meio de ações desenvolvidas pelos alunos.

Para trabalhar de forma eficiente no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, a Secretaria realizou o levantamento dos locais com maior incidência para que os agentes de combate a endemias possam intensificar as ações nesses locais.

Além dos trabalhos em escolas, unidades de saúde e ruas, a Prefeitura buscará mobilizar a população por meio de campanhas e mutirões.

Entenda as doenças

Os vírus da febre chikungunya e o da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito o Aedes aegypti, e podem causar febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações entre outras. Embora as duas doenças tenham sintomas semelhantes a chikungunya não apresenta evolução para casos hemorrágicos sendo raro surgirem complicações graves.

A pessoa infectada pelo vírus CHIKV responsável pela chikungunya, pode sofrer com dores fortes na articulação capazes de impossibilitar os movimentos podendo durar por meses após a febre ir embora.

A única forma de prevenir a doença é através de medidas que impeçam a proliferação do mosquito transmissor já que não existe vacina contra os vírus.