Com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o câncer de próstata, as Unidades de Saúde da Família (USF) aderiram a Campanha Novembro Azul e realizaram durante todo o mês ações de conscientização. Palestras, atividades físicas, blitz educativa e agendamentos de exames foram algumas das atividades que mobilizaram homens e mulheres.



Com grande representatividade e participação na Campanha, as mulheres são as grandes responsáveis por informar seus pais e companheiros sobre a importância da realização dos exames e mantê-los em dia.


Câncer de Próstata


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens ficando atrás apenas do câncer de pele. A maior incidência da doença ocorre em homens com mais 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início os riscos de morte são reduzidos em 90%.


Atividades físicas, boa alimentação e hábitos saudáveis podem ajudar a diminuir os riscos de desenvolver a doença. É recomendado que homens com histórico familiar da doença e ou idade a partir de 50 anos mantenham os exames de rotina em dia e em casos de apresentar sintomas como dificuldade de urinar ou frequência urinária alterada, procurem um médico para avaliação.