Aconteceu na última quarta-feira, 03/12, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund o primeiro Seminário de Articulação em Rede: a Saúde Mental no Território. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde teve como objetivo apresentar, ampliar e aprimorar o projeto Articulação em Rede que vem sendo desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família (USF) pela equipe de Saúde Mental.

Para destacar a importância do trabalho multidisciplinar que está sendo realizado no município pelas equipes de Saúde Mental e Atenção Primaria, a psicóloga e Referência Técnica em Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerias, Lourdes Machado abriu a tarde de palestras abordando a importância da intersetorialidade para superação da fragmentação e melhora das políticas públicas.

A psicóloga, Márcia Maria Rodrigues abordou a importância de se criar no uma equipe responsável por desenvolver e coordenar de forma dinâmica as ações de saúde mental no município sendo conhecedora dos problemas e potenciais da região.

O médico psiquiatra Geraldo Lacerda e as psicólogas Ângela Martins e Liliane Randow, que compõe a equipe técnica do projeto Articulação em Rede encerraram o evento com a apresentação das ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (USF) do município.

As pessoas que prestigiaram o evento também puderam ver um pouco do projeto através da apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Coronel Pedro Vieira de Freitas e de apresentação de vídeos sobre o projeto.

Articulação em Rede

O projeto Articulação em Rede surgiu em 2013 com objetivo de aproximar os serviços realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) aos da Atenção Primária.Inicialmente, o projeto é desenvolvido com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do Campinho, Lapinha e Vila Maria, com base no levantamento das necessidades de cada bairro.

As equipes realizam nas escolas e na própria unidade palestras, oficinas e rodas de conversas a fim de evitar qualquer pensamento ou ação que atrapalhe a convivência do cidadão como: o uso excessivo de anti-depressivos, calmantes, o consumo de álcool e drogas e outros.

As próximas unidades a receberem o projeto serão Pôr do Sol, Moradas da Lapinha e Palmital.