Lagoa Santa foi escolhida pelo Ministério da Saúde para participar de um projeto pioneiro de qualificação farmacêutica que garantirá aos usuários um melhor acesso aos serviços da Farmácia Municipal e orientações sobre utilização de medicamentos. O projeto ofertado pelo Ministério de Saúde e Banco Mundial através do Programa Quali- SUS visa melhorar os serviços de atenção básica e cuidados farmacêuticos no município.

Previsto para começar neste mês de março, após assinatura de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, o Quali SUS vai promover a capacitação dos farmacêuticos da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

Gerenciamento da Terapia Medicamentosa

A Assistência farmacêutica de Lagoa Santa oferece desde 2013, o serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM), que garante por meio do acompanhamento de pacientes melhores resultados na utilização de seus medicamentos. Esse trabalho em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFMG através do Centro de Estudos de Atenção Farmacêutica, contribuiu na escolha de Lagoa Santa para aplicar o projeto de qualificação farmacêutica.

Farmácia Municipal

A Farmácia Municipal também disponibiliza no site da Prefeitura a relação dos medicamentos disponíveis gratuitamente. A página atualizada rigorosamente de acordo com a disponibilidade dos medicamentos também contém orientações sobre os serviços e programas de distribuição de medicamentos na cidade.

Na página você também encontra as orientações completas de como retirar medicamentos pelos programas e serviços:
Farmácias Municipais.

• Programa aqui tem farmácia popular;
  • Medicamentos estratégicos;
  • Medicamentos de alto custo;