O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, inaugurou no último sábado, 21/03, a Unidade Básica de Saúde do Palmital. A solenidade de inauguração da unidade, que beneficiara mais de 4 mil usuários dos bairros Palmital, Jardim Imperial e Conjunto Residencial Bem Viver, contou com a presença dos secretários, diretores, representantes do poder legislativo e moradores da região.

Durante a cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) aos moradores, o prefeito, Dr. Fernando ressaltou que tem trabalhado muito pela população e pela ampliação dos serviços de saúde, lembrando que a unidade foi construída com recursos da Prefeitura. "Esse é um prédio público feito com dinheiro de vocês e o próximo passo será reabrir o Hospital e inaugurar a UPA que será construída no bairro Moradas da Lapinha, pois temos um compromisso com a população e com a cidade" afirmou.

A UBS era uma reivindicação antiga e estava sendo esperada há anos pelos moradores do bairro. A construção foi aprovada pelo aposentado José Freitas, 66 anos, que elogiou a equipe. "Nunca achei que ia ver isso aqui no Palmital, tudo muito sofisticado a equipe está de parabéns", disse.

Para a moradora do bairro, Lidiane Carvalho, a USF representa um ganho para a saúde pública e para a população. "Nunca tivemos uma unidade de saúde funcionando em um imóvel próprio como temos agora. Durante algum tempo tivemos que recorrer aos serviços de saúde em outro bairro, e hoje, graças ao Dr. Fernando, temos imóvel próprio como uma ótima infraestrutura" afirmou.

De acordo com o secretario Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, Lagoa Santa tem avançado muito na área da saúde. "Em um ano o Pronto Atendimento Municipal realizou 4 vezes mais atendimentos que a Santa Casa de Misericórdia no mesmo período, o número de médicos e serviços oferecidos no município também foram ampliados e as unidades de saúde vem passando por reformas e ampliações para melhor atender a população", destacou.

Funcionamento

A Unidade de Saúde de Família do Palmital vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16:30. Com uma ampla estrutura, a unidade vai atender aos moradores dos bairros Palmital, Jardim Imperial e Residencial Bem Viver. Serão oferecidas consultas clínicas e odontológicas, procedimentos de enfermagem, vacinação, pré-natal, acompanhamentos e outros serviços de saúde.

A estrutura física da unidade conta com consultórios de enfermagem, médico, odontológico, multiprofissional, sala de observação, curativo, escovário, deposito de resíduos sólidos, material de limpeza, almoxarifado, sala para esterilização, salão de reuniões para grupos educativos e ações educativas para comunidade e profissionais, sala para coleta de material biológico, farmácia municipal, sala de vacinação e banheiros.