A Prefeitura de Lagoa Santa iniciou nesta segunda-feira, 18/05, a pulverização do UBV, com o carro fumacê, para combater o mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti.


O carro do fumacê ficará na cidade por duas semanas, fazendo 2 ciclos de atendimentos por dia, de 5h às 10h e 17h às 22h, horários em que os mosquitos estão mais ativos.


Durante a passagem do carro é importante que a população cubra gaiolas e as vasilhas de água dos animais. As janelas e portas devem ser mantidas abertas para que o produto entre nas residências, uma vez que mais de 80% dos focos estão dentro das casas. Portadores de doenças respiratórias devem evitar o contato com a fumaça.


Os bairros que serão cobertos pelo fumacê foram definidos pelo Ministério da Saúde, baseado nas notificações enviadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica que vem monitorando as áreas com maior incidência de casos da doença.


O fumacê foi solicitado pelo Núcleo de Vigilância em Saúde para complementar as ações já realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses como mutirão de limpeza, tratamento perifocal, UBV Leve (fumacê com bomba costal), além das ações de educação em saúde voltadas para o combate a Dengue.


Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti a população deve redobrar os cuidados evitando guardar materiais que acumulem água, já que a fumaça não mata o ovo nem a larva, apenas o mosquito adulto.