O Secretário Municipal de Saúde de Lagoa Santa, Fabiano Moreira da Silva, foi eleito, nesta terça-feira, 26, um dos membros do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do CONASEMS (CONARES) que tem por função representar as 853 Secretarias de Saúde de Minas Gerais, em conferências, congressos e debates nacionais envolvendo o setor da Saúde.

A eleição da nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Minas Gerais (COSEMS-MG) foi realizada durante o Encontro Mineiro de Saúde 2015, que acontece até amanhã, dia 27, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Satisfeito com a eleição, o secretário destacou também a responsabilidade do Conselho. "A satisfação pela confiança em mim depositada é proporcional ao tamanho da responsabilidade. Tenho certeza que com muito trabalho, diálogo e envolvimento de todos os atores que podem e devem efetivamente construir as soluções para saúde, setor tão difícil e complexo, vamos vencer os grandes desafios", declarou Fabiano Moreira.

O evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do presidente do COSEMS/MG, Mauro Junqueira e do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos e tem como objetivo discutir a Política Pública de Saúde do Estado de Minas Gerais e no Brasil, com técnicos de saúde, conselheiros, prefeitos, gestores e demais autoridades que atuam nos 853 municípios mineiros e celebrar os 25 anos de promulgação das Leis Orgânicas da Saúde.

Debates
A primeira mesa do Encontro, realizada na segunda-feira abordou como tema principal o “Modelo de Atenção a Saúde, com ênfase na atenção básica, promoção e vigilância em saúde”. A mesa foi mediada pelo ex-ministro da saúde, José Agenor Álvares, e convidados que compuseram o painel foram: Eduardo Alves de Melo, diretor do departamento de atenção básica do Ministério da Saúde (MS); Maria Aparecida Turci, Superintendente de atenção primária à saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Luiz da Silva, Secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras e Renato Tasca, Coordenador do Programa Mais Médicos na OPAS.

O financiamento do SUS e a utilização dos recursos de transferências correntes também foram assuntos abordados no período da tarde. Na mesa esteve como moderador o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Como expositores estavam presentes o diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Rosa de Oliveira, o coordenador geral de auditoria do DENASUS do Ministério da Saúde, João Batista Silva Ávila, a subsecretária de regulação em saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Maria do Carmo, e o secretário municipal de saúde de Serrania e assessor contábil do COSEMS/MG, Douglas Moreira Dias.