Os serviços prestados à população pela unidade de Assistência Farmacêutica de Lagoa Santa recebeu o reconhecimento do Ministério da Saúde, que convidou o município para participar de um projeto, em parceria com o Banco Mundial, por meio do programa Quali-SUS.

A implantação do serviço Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) que visa acompanhar os pacientes, avaliar os medicamentos utilizados e garantir que sejam administrados adequadamente e de forma mais segura para o paciente garantiu ao município, o convite para participar de um projeto do Ministério de Saúde e Banco Mundial, com o objetivo de inserir a Assistência Farmacêutica nas práticas clínicas otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados ao uso de medicamentos.

Além da implantação dos serviços de clínica farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde, o projeto permite a capacitação técnica e pedagógica de profissionais farmacêuticos da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para integração das ações de saúde no município.

Essa experiência foi realizada com sucesso em Curitiba durante o ano de 2014 e Lagoa Santa foi escolhida como próximo cenário para este projeto, juntamente com as cidades de Betim/MG e Recife/PE. Os resultados esperados são a qualificação da Assistência Farmacêutica e a ampliação do acesso dos usuários aos serviços de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM).

Este projeto tem previsão de início ainda nesse semestre, quando então será assinado um convênio entre a Prefeitura de Lagoa Santa e o Ministério da Saúde.