O prefeito de Lagoa Santa, Dr. Fernando, recebeu, nesta sexta-feira, dia 10 de julho, na sede do Centro Administrativo, os representantes do Ministério da Saúde, Orlando Soleiro e Maria Ondina Paganelli, para certificar a participação do município, no projeto do Ministério da Saúde em parceria com o Banco Mundial, por meio do programa Quali-SUS.

A Assistência farmacêutica de Lagoa Santa foi reconhecida pelo Ministério da Saúde pela excelência do serviço em relação aos demais municípios. O consultor técnico do Departamento de Assistência Farmacêutica - DAF- do Ministério da Saúde, Orlando Soleiro, disse que lagoa Santa foi escolhida pela quantidade de farmacêuticos na rede e pela qualidade da assistência prestada na cidade. “Lagoa Santa foi escolhida pela presença dos farmacêuticos na rede de atenção e pelo desenvolvimento dos serviços de assistência farmacêutica no município", disse.

O consultor lembrou que a cidade é um dos poucos municípios com dez profissionais atuando no setor. "É muito difícil encontrar um município do porte de Lagoa Santa com esse número de farmacêuticos, normalmente encontramos entre um e dois profissionais na logística da farmácia, ou seja, organizando a aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos, e, aqui em Lagoa Santa, além da logística, os farmacêuticos estão desempenhando todas as atividades assistenciais, o que faz a diferença", concluiu.

Além da implantação dos serviços de clínica farmacêutica nas Unidades Básicas de Saúde, o projeto permite a capacitação técnica e pedagógica de profissionais farmacêuticos da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), visando a integração dos serviços de cuidados farmacêuticos às ações de saúde no município.

Essa experiência foi realizada com sucesso em Curitiba durante o ano de 2014 e Lagoa Santa foi escolhida, juntamente com as cidades de Betim-MG e Recife-PE. Os resultados esperados são a qualificação da Assistência Farmacêutica e a ampliação do acesso dos usuários aos serviços de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM).

Gerenciamento Medicamentoso

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa vem oferecendo um serviço pioneiro de cuidado farmacêutico a população, serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM). Essa ação é parte do Projeto de Reestruturação da Assistência Farmacêutica no município e conta com a parceria da Faculdade de Farmácia da UFMG através do Centro de Estudos e Atenção Farmacêutica (CEAF).

O objetivo do GTM é acompanhar os pacientes, para avaliar os medicamentos utilizados e garantir que sejam administrados adequadamente e de forma mais segura para o paciente. Esse trabalho garantiu ao município, a participação no projeto do Ministério de Saúde e Banco Mundial, com o objetivo de inserir a Assistência Farmacêutica nas práticas clínicas para maior resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados ao uso de medicamentos.

Participaram da reunião, além do consultor técnico, Orlando Soleiro; o secretário de Saúde de Lagoa Santa, Fabiano Moreira; a coordenadora do Eixo de Cuidado do Qualifar-SUS; Dra. Maria Ondina Paganelli; o diretor de Medicamentos Básicos da Secretaria de Estado da Saúde, Nivaldo Júnior; a coordenadora Clínica de Assistência Farmacêutica de Lagoa Santa, Grazielli Oliveira, e o coordenador da Assistência Farmacêutica de Lagoa Santa, Adson José Moreira.