A Prefeitura de Lagoa Santa realizou nesta terça-feira, 04, a inauguração das obras de reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Família do bairro Moradas da Lapinha. A obra realizada com recursos próprios do município vai beneficiar mais de quatro mil moradores dos bairros Vila José Fagundes e Moradas da Lapinha.

O prefeito Dr. Fernando ressaltou, em seu discurso, que está trabalhando para melhorar, cada vez mais, a saúde do município. "Nós estamos melhorando a prestação dos serviços de saúde porque vocês confiam em mim. Já entregamos o PAM, o Centro de Especialidades Odontológicas, as Unidades de Saúde dos bairros, Palmital, Morro do Cruzeiro, Lagoinha de Fora, Visão, Laboratório Municipal 24 horas, Farmácia Municipal no Lundcéia e no Campinho, num total de 12 obras, e ainda temos muito para fazer", afirmou o prefeito.

Aproveitando a oportunidade, Dr. Fernando informou que vai reabrir o Hospital Lindouro Avelar e fez questão de reiterar para os moradores que o Hospital não foi fechado pela Prefeitura. "Não fomos nós que fechamos o hospital, o hospital não estava sob nossa responsabilidade, e, apesar da Prefeitura repassar o dinheiro todo mês, vocês não recebiam o atendimento de qualidade", enfatizou o prefeito depois de garantir que vai reabrir o hospital.

Ao encerrar a inauguração, o prefeito agradeceu a equipe e aos moradores lembrando que saúde é um direito constitucional e que a unidade foi feita com o dinheiro público. "Este é um equipamento público que estamos entregando para vocês, cumprindo a determinação constitucional de que a saúde é direito do cidadão e dever do Estado, então, vamos cuidar desta unidade como se fosse uma extensão da nossa casa", finalizou.

Para a usuária da unidade, Maria Santos, a obra era necessária e vai beneficiar em muito todos moradores da região. "A unidade precisava passar por essa obra que irá ampliar o número de atendimentos. Não esperávamos encontrar essa estrutura", afirmou.

Estrutura
A nova estrutura da unidade permitirá a realização de mais de 500 procedimentos por mês como distribuição de medicamentos, curativos, atendimentos médicos entre outros. Totalmente adaptada dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde, a nova USF Moradas da Lapinha conta com uma estrutura física composta por consultórios de enfermagem, médico, odontológico, multiprofissional, sala de observação, curativo, escovário, deposito de resíduos sólidos, material de limpeza, almoxarifado, sala para esterilização, salão de reuniões para grupos educativos e ações para comunidade e profissionais, sala para coleta de material biológico, farmácia municipal, sala de vacinação e banheiros.

Os atendimentos serão realizados por uma equipe composta por um médico generalista, um dentista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e um de saúde bucal, seis agentes comunitários de saúde, dois agentes administrativo, serviços gerais e farmacêutico.