Lagoa Santa apresenta baixo índice de incidência de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado, os dados foram divulgados pela Gerência Regional de Saúde de Belo Horizonte- GRSBH, com base nas notificação realizadas nas Unidades de Saúde da Família da cidade no período de 14 de junho a 11 de julho .

Para combater o foco do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Lagoa Santa vem investindo em ações preventivas e educativas como: mutirão de limpeza, carro fumacê, UBV Leve (fumacê com bomba costal), monitoramento e rastreamento de residências por meio dos agentes comunitários de combate a dengue, blitz educativas e outros.

Para orientações e notificações de casos, o cidadão pode procurar uma unidade de saúde mais próximo de sua casa. O exame de avaliação da dengue é rápido e pode ser importante para o diagnóstico e o tratamento específico. Mas, para que a dengue acabe de vez em toda a cidade é importante manter o quintal limpo e também evitar focos nos pontos em que podem acumular água.

Dengue e Chikungunya

Os vírus da febre chikungunya e o da dengue são transmitidos pelo mesmo mosquito o Aedes aegypti, e podem causar febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações entre outras. Embora as duas doenças tenham sintomas semelhantes a chikungunya não apresenta evolução para casos hemorrágicos sendo raro surgirem complicações graves.

A pessoa infectada pelo vírus CHIKV responsável pela chikungunya, pode sofrer com dores fortes na articulação capazes de impossibilitar os movimentos podendo durar por meses após a febre ir embora.