A Prefeitura Municipal de Lagoa Santa realizou nesta terça-feira, 18/08, o encontro entre os profissionais da saúde para apresentar o projeto Cuidado Farmacêutico, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser aplicado na cidade.

De acordo com a representante do Ministério da Saúde, Djenane Oliveira, Lagoa Santa não foi escolhida para participar do projeto por acaso: "A cidade já desenvolvia um trabalho semelhante, nunca tínhamos visto uma cidade do Brasil realizar um trabalho como o que é realizado aqui, algo considerado inovador na área da assistência farmacêutica", afirmou.

Para o médico da Unidade de Saúde da Família do Campinho, João Paulo Carvalho, o trabalho já realizado na cidade, voltado para área da farmacoterapia, tem apresentado bons resultados e, o projeto que será implantado vai aprimorar o que está sendo realizado. "O trabalho conjunto entre médicos e farmacêuticos na unidade de saúde do Campinho, tem ajudado a diminuir os encaminhamentos para o Pronto Atendimento Municipal relacionados a problemas causados pela auto medicação e uso indevido de remédios" destacou o médico.

O objetivo do projeto, realizado pelo Ministério da Saúde, é inserir a Assistência Farmacêutica nas práticas clínicas, ampliar os resultados das ações em saúde, otimizar os benefícios e minimizar os riscos relacionados à farmacoterapia, garantindo que além de acesso aos medicamentos, os pacientes tenham resultados.

O projeto irá capacitar de forma técnica e pedagógica, profissionais farmacêuticos da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na integração dos serviços em todo o município.

Lagoa Santa foi escolhida para execução dos próximos trabalhos juntamente com as cidades de Betim e Recife. Os resultados esperados são: a qualificação da Assistência Farmacêutica e a ampliação do acesso dos usuários aos serviços de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM).