A Prefeitura de Lagoa Santa realizou na terça-feira, 01/09, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, o lançamento do primeiro Protocolo Assistencial de Enfermagem da história da cidade. O objetivo principal é garantir a qualidade da assistência de enfermagem através da padronização das ações e dos procedimentos.

O prefeito Dr. Fernando aproveitou a cerimônia anunciar a data de reabertura do Hospital Dr. Lindouro Avelar, "Mesmo com bons resultados no que se diz respeito à saúde pública no município e redução dos casos de óbitos, é com grande satisfação que, como médico, prefeito e cidadão informo que reabriremos o hospital na data em que se comemora o aniversário da cidade, 17 de dezembro", afirmou o prefeito, parabenizando a equipe de saúde pelos bons resultados alcançados no município.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Vivian Caroline Valle, o lançamento do protocolo é um marco importante para a história da cidade. "Também sou enfermeira e, há dez anos atuando no município, sempre esperei por este momento, esse é um documento importante para a nossa categoria profissional e um instrumento de trabalho", afirmou.

Além de servir como uma ferramenta para pesquisa, o protocolo apresenta rotinas de enfermagem como: solicitação de exames, consulta de enfermagem e prescrição de medicamentos pelos enfermeiros do Sistema Municipal de Saúde, orientações sobre acolhimento com classificação de risco, entre outros procedimentos.

De acordo com Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, o sucesso do protocolo está ligado a sua aplicação pelos profissionais da saúde. "Espero que este protocolo venha dar autonomia ao profissional, pois o resultado desse trabalho vai depender do esforço de cada um" destacou.

Durante a cerimônia a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma versão do protocolo impresso e digitalizado para todas as 23 unidades de saúde do município.