A taxa de mortalidade caiu no município de Lagoa Santa nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Saúde - DATASUS. De acordo com os números, em 2010, foram 210 mortes para cada grupo de dez mil habitantes, contra 171 em 2014, levando-se em conta o aumento de habitantes no município nesse período, a redução chegou a 10,9%.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Fabiano Moreira, os fatores que mais contribuíram para diminuição do índice foram os trabalhos de prevenção e promoção da saúde. "Entre os motivos dessa redução estão o aumento da cobertura vacinal, os investimentos na Atenção Básica, crescimento do número de estabelecimentos de saúde, implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e expansão do número de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família".

O secretário explicou ainda que além do aumento do número de salas de vacina, Lagoa Santa atingiu todas as metas de cobertura vacinal, nesses dois anos de gestão. "Quando assumimos encontramos apenas uma sala de vacina, 17 equipes de Saúde da Família, e o quadro de médicos incompleto. Hoje temos sete salas de vacina, 20 equipes de Saúde da Família, duas equipes atendendo no NASF, e dobramos o número de médicos no município", informou.

Em apenas um ano de funcionamento, o Pronto Atendimento Municipal (PAM-24h), realizou mais de 30 mil atendimentos. Outra importante ação da Secretaria foi a disponibilização do soro antiescorpiônico no município. "Antes o paciente picado por escorpião tinha que ir para o João XXIII, em Belo Horizonte e, agora, temos o soro e uma equipe treinada para realizar esse tipo de procedimento", finalizou.