A segunda etapa de vacinação contra Papilomavírus Humano (HPV) realizada pela Prefeitura de Lagoa Santa nas escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino alcançam mais 92% do público alvo no município. A meta era imunizar 905 adolescentes com idade entre 9 e 13 anos, que já haviam recebido a primeira dose da vacina.

Para atingir os resultados esperados, uma equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde percorreu, de setembro à outubro, as instituições de ensino do município realizando a imunização de mais 840 adolescentes.

As adolescentes que não receberam a imunização nas escolas devem procurar os postos de vacinação localizados nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Aeronautas, Jardim Ipê, Moradas da Lapinha, Palmital, Campinho e na Policlínica Centro.

A imunização contra o HPV acontece em três etapas e é preciso ficar atento ao calendário. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose, após cinco anos.

Vacina

Desde 2014 a vacina contra HPV passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS para meninas com idade entre 9 e 13 anos. O HPV é uma doença sexualmente transmissível e atualmente, existem mais de 100 tipos do vírus, alguns com probabilidade de causar câncer, principalmente no colo do útero.

A vacina confere proteção contra quatro variações do vírus sendo que dois deles são os responsáveis pelo câncer do colo de útero.