A Prefeitura realizou na quarta-feira, 11, no auditório da Escola Dr. Lund, a apresentação de quatro novas ações voltadas para a área da saúde do município. O evento teve como objetivo apresentar os projetos e atividades que interferem diretamente na rotina de trabalho dos servidores da Secretaria de Saúde.

Entre as ações anunciadas pela Secretaria estava o lançamento do Protocolo Municipal de Regulação (PMR), cuja implantação tem o objetivo de orientar os profissionais envolvidos no processo de atenção à saúde do usuário do Sistema único de Saúde (SUS).

A Secretaria também apresentou o Código Municipal de Saúde que será encaminhado a Câmara Municipal de Lagoa Santa na próxima sexta-feira, 13/11. O Código terá como finalidade regulamentar, em caráter supletivo, a legislação federal e estadual vigente, os direitos e obrigações que se relacionem com a saúde, de forma individual ou coletiva. O Documento foi elaborado por uma comissão de funcionários, representantes de todos os setores assistenciais da saúde e atenderá toda a rede.

Visando a valorização do profissional de saúde e o aprimoramento dos serviços prestados, também foi lançado o programa “Servidor destaque do mês” onde poderá participar todos os colaboradores da área da saúde que compõem a rede assistencial da secretaria.

Outra ação na área da saúde e, mais uma vez pioneira no município, será a implantação do suplemento de zinco. Trata-se de uma recomendação conjunta da Organização Mundial da Saúde e UNICEF, além do Ministério da saúde que preconiza o uso da suplementação de zinco, junto dos sais de reidratação oral, em casos de diarreia aguda.