O aumento no número de casos de microcefalia no nordeste do país disparou o alerta entre profissionais de saúde e gestantes de todo o Brasil.

A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Quando há aumento significativo de casos, situação atual, a investigação da causa é a principal preocupação das autoridades de saúde.

A investigação desses casos está sendo realizada pelo Ministério da Saúde de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais e a associação entre a microcefalia e o Zika virus é uma das hipóteses investigadas.

A secretaria de Saúde de Lagoa Santa está acompanhando o andamento das investigações e, diante da aproximação do período chuvoso e da possibilidade de proliferação de criadouros do aedes aegypti vem intensificar as ações de combate aos focos do mosquito transmissor e orientar a população, especialmente gestantes e mulheres em idade fértil:

• Durante a gestação é necessário proteger-se das picadas de insetos:

- Evite horários e lugares com presença de mosquitos;

- Sempre que possível utilize roupas que protejam partes expostas do corpo;

- Consulte o médico sobre o uso de repelentes e verifique atentamente no rótulo a concentração do repelente e definição da frequência do uso para gestantes;

- Permanecer, principalmente, no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis.

• Realize a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização. A gestante deve consultar o calendário e a necessidade de atualização em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

• Utilizar repelentes indicados para gestantes e de acordo com a indicação do fabricante.

• Redobrar a atenção sobre a natureza e a qualidade do que a gestante está ingerindo (água, alimentos, medicamentos), consome ou tem contato;

• Caso aconteça qualquer alteração no estado de saúde da gestante, principalmente no período até o 4º mês de gestação, ou na persistência de doença pré-existente nessa fase, comunique o fato aos profissionais de saúde da sua região imediatamente;