Com o surgimento dos casos de microcefalia, doença faz com que o bebê nasça com o crânio menor do que o normal, além de causar alterações na formação do cérebro do feto, o país está em estado de alerta devido a uma situação de risco nacional na saúde pública.

Em Lagoa Santa, a situação é diferente. A cidade que apresentou nos últimos três anos uma diminuição acentuada nos casos de Dengue devido a eficiência das ações da Prefeitura e a colaboração maciça dos moradores continuará em alerta constante, e agora, os esforços da Prefeitura serão ainda maiores para que junto com a população os focos do mosquito causador das doenças (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) sejam extintos.

Em relação a microcefalia, o Ministério da Saúde (MS) confirmou que o surgimento da doença tem relação com o Zika Vírus, que por sua vez, possui o mesmo vetor de transmissão da Chikungunya e da Dengue, o mosquito Aedes aegypti.

Como iniciou o período crítico para proliferação do mosquito (chuvas e calor) é fundamental a realização de ações importantes do combate ao mosquito transmissor da doença. Segundo o Ministério da Saúde é importante levar ao conhecimento de todas as gestantes e mulheres em idade fértil, com possibilidade de engravidar, que:

• Durante a gestação é necessário proteger-se das picadas de insetos:

- Evite horários e lugares com presença de mosquitos;

- Sempre que possível utilize roupas que protejam partes expostas do corpo;

- Consulte o médico sobre o uso de repelentes e verifique atentamente no rótulo a concentração do repelente e definição da frequência do uso para gestantes;

- Permanecer, principalmente, no período entre o anoitecer e o amanhecer, em locais com barreiras para entrada de insetos como: telas de proteção, mosquiteiros, ar-condicionado ou outras disponíveis.

• Realize a atualização das vacinas de acordo com o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização. A gestante deve consultar o calendário e a necessidade de atualização em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

• Utilizar repelentes indicados para gestantes e de acordo com a indicação do fabricante.
  • Redobrar a atenção sobre a natureza e a qualidade do que a gestante está ingerindo (água, alimentos, medicamentos), consome ou tem contato;

• Caso aconteça qualquer alteração no estado de saúde da gestante, principalmente no período até o 4º mês de gestação, ou na persistência de doença pré-existente nessa fase, comunique o fato aos profissionais de saúde da sua região imediatamente;