O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 7h44, pelo horário de Brasília. É nesta estação que se concentra grande parte da chuva anual esperada para a região Sudeste.

 

Calor e umidade prolongada é tudo que o mosquito aedes aegypti, hospedeiro do vírus da dengue, chikungunya e zika, precisa para se reproduzir. Por isso, é neste período é preciso redobrar a atenção, já que mais de 80% dos criadouros do mosquito encontram-se nas residências.mosquito aedes 2016

Esse cuidado também deve ser adotado no ambiente de trabalho, sobretudo porque o mosquito é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está trabalhando.

A participação da população é fundamental na prevenção da dengue, chikungunya e zika, uma vez que, ainda não existe vacina ou medicamento para combatê-las.

Até novembro de 2016, foram confirmados em Lagoa Santa, 1020 casos de dengue, segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde do município.

Entre as ações que a prefeitura tem feito para diminuir o número de casos, destacam-se as vistorias periódicas dos agentes de saúde do setor de zoonoses às casas, comércios, terrenos baldios de todos os bairros a procura de focos do aedes aegypti, eliminando-os através de ações de limpeza e aplicação de inseticida em aerosol nos locais com notificação de casos suspeitos e/ou confirmados.

 

Siga as orientações do Ministério da Saúde e faça a sua parte.

cartaz1