A Secretária Municipal de Educação, Daniela Alves, esteve reunida na manhã da última quarta-feira no Centro Administrativo da Prefeitura, com uma comissão formada por oito representantes dos profissionais da área da educação do município para discutir sobre as melhorias salariais para a categoria.

Os integrantes da comissão que representam os trabalhadores da área da educação apresentaram a pauta discutida na última reunião do sindicato e receberam a notícia de que a Secretaria já está trabalhando na elaboração do Estatuto do Magistério e na revisão do Plano de Cargos e Carreiras da Educação.

O movimento organizado Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) pleiteia um amento da ordem de 50% para os profissionais da área. De acordo com o representante do sindicato, o professor Guilherme Cândido a questão a ser discutida é salarial. “Em 2010 tomamos um calote de 16% no aumento que estava previsto, alteraram nosso plano de carreiras e os 16% de aumento não foi pago”, disse.

Melhorias para a Categoria

Segundo a Secretária, o desejo da administração é ouvir as reivindicações dos servidores da educação para construir em parceria o Estatuto do Magistério e realizar a revisão do Plano de Cargos e Salários. “Queremos que tudo seja feito com a participação dos representantes de todas as categorias da educação, pois são eles que vivenciam no dia a dia as dificuldades e sabem a realidade da área, dessa forma poderemos construir juntos a proposta que atenda satisfatoriamente a todos”, finalizou.

Nesta quinta feira, 10, a Secretaria de Educação vai apresentar na reunião dos diretores do município o modelo de estruturação de mobilização para que seja construído o Estatuto.Para a professora da sala de recursos Deise Luzia a grande dificuldade é reunir os representantes de cada escola para formar a comissão que participará da elaboração do novo piso salarial. “Não há como reunir todo o grupo, é difícil mobilizar e precisamos que a Secretaria nos ajude”, disse.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 22 de abril, onde os oito componentes da comissão que representam os servidores da educação terão acesso aos estudos realizados pela Procuradoria Jurídica do município e as Secretarias de Gestão, Fazenda e Educação para viabilizar parte das demandas da categoria.