A Prefeitura de Lagoa Santa e a Secretaria Municipal de Educação informam à população que:

1. – O Prefeito, reconhecendo a legitimidade das reivindicações apresentadas pelos servidores da Educação, abriu as portas do seu gabinete, no dia 14 de maio de 2014, para ouvir as suas reivindicações e buscar soluções.

2. – Entre as principais reivindicações apresentadas pelo SindUTE, estão:

a) – Revisão do Estatuto dos Servidores Públicos e Plano de Cargos e Vencimentos (PCV), com a participação de representantes do Sindicato.

O Prefeito concordou com a reivindicação e determinou que seja elaborado um Decreto Municipal criando uma comissão democrática e paritária, que terá 120 dias para apresentar um anteprojeto do Estatuto do Magistério, adequando distorções do PCV.

b) – Aumento Salarial a ser concedido a toda a categoria.

O Prefeito manifestou solidariedade aos servidores e garantiu que não medirá esforços para conceder reajuste à categoria. Entretanto, para que isso ocorra, necessita de um prazo para analisar os recursos orçamentários disponíveis e as possibilidades financeiras do município.

c) – Que o período de recesso durante a Copa do Mundo seja concedido a todos os servidores ligados à educação e não apenas aos profissionais do magistério.

O Prefeito e a Secretária Municipal de Educação analisaram a reivindicação e, ao que tudo indica, os servidores já poderão usufruir do benefício, sem perder o direito às férias;

O Prefeito, entretanto, foi surpreendido com a informação de que o Sindicato da categoria, em assembléia, programou paralisação para os dias 26, 27, 28 e 29 de maio de 2014.

De parte da Prefeitura não houve impasse nas negociações. Tudo que foi discutido na reunião está registrado na Ata redigida pelo próprio Sindicato e sendo implementado pelo Executivo.

A paralisação prejudica os alunos, os pais e os profissionais da educação.

Continuamos abertos ao diálogo e reconhecemos o direito dos trabalhadores da educação de aderirem à greve. Entretanto, cumprindo os deveres de gestores, pedimos aos representantes sindicais que garantam o direito daqueles servidores que quiserem trabalhar.

A Prefeitura garante:

a) - Que todas as Escolas Municipais estarão abertas para receber os alunos com suas atividades normais;
b) - Que o transporte escolar não sofrerá qualquer alteração, ou seja, vai funcionar normalmente;
c) - Que a merenda escolar será garantida a todos os alunos, em todos os turnos;
d) - Que os servidores que não aderirem ao movimento grevista tenham plenas condições de trabalho.