Educadores de Lagoa Santa, Brumadinho, Sabará, São Francisco de Paula, Carmo do Cajuru e Belo Horizonte prestigiaram na manhã dessa quarta-feira, 04/06, a abertura do VII Paralfaletrar- "Ler e escrever, um direito de toda criança".

O evento realizado anualmente com objetivo expor os trabalhos de alfabetização e letramento realizados no município pelos professores dos anos iniciais, teve este ano a participação da turma da professora Andréia, da Escola Municipal Dona Marucas, que abriu o evento com a apresentação artística da música "Duelo de Mágicos", da dupla Palavra Cantada.

"Estou participando pela segunda vez da exposição, considero uma ótima iniciativa do Prefeito e da Secretaria de Educação apoiar e divulgar os trabalhos realizados na rede, sempre que venho levo sugestões e novas experiências para meu município", afirmou a professora da cidade de Sabará, Ivania Emiliano.

Para a professora emérita da UFMG e Coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento, Doutora Magda Soares, essa é uma etapa importante dos trabalhos desenvolvidos pelo núcleo, "é através da exposição que temos a oportunidade de mostrar para os pais e profissionais da educação o trabalho que estamos desenvolvendo anualmente com as crianças".

Ivana Emiliano-Professora

Com 24 anos de profissão, sete deles participando do Núcleo de Alfabetização e Letramento, a professora Adelaide Abreu, destaca que o Paralfaletrar é mais que uma exposição, "consiste na revelação de nosso trabalho além de permitir a troca de conhecimento entre os profissionais da área", disse.

A secretária de Educação Daniela Alves, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os profissionais, " parabenizo e agradeço a todos professores pelo excelente trabalho que vem sendo realizando no município".

Projeto Alfaletrar- Núcleo de Alfabetização e Letramento

O Alfaletrar tem sido referência em todo o país e até mesmo fora, devido aos resultados alcançados pelo município. Em 2013 o município recebeu a visita da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, que vai divulgar esse semestre as práticas desenvolvidas pelo projeto.

Este ano a Fundação Lemann e o Jornal Extra do Rio de Janeiro, também estiveram no município para divulgar em seu site a experiência positiva do projeto que através do ensino orientado por metas tem alcançado bons resultados e, em breve, poderá ser referência nas metodologias de educação do MEC.

Confira a galeria de fotos: