O psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Dr. Augusto Cury, idealizador do Programa Escola da Inteligência, esteve em Lagoa Santa na última quinta-feira, 30/07, para realizar uma palestra sobre o Programa idealizado e criado por ele para aprimorar os aspectos intelectuais e promover a saúde emocional entre os alunos, seus familiares e a escola.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento onde o Dr. Augusto Cury abordou a importância de tratar as emoções de maneira adequada na vida pessoal e profissional. Esta análise faz parte do Programa Escola da Inteligência, aplicado em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.

Durante a palestra, Cury fez questão de valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores de Lagoa Santa na educação de crianças e adolescentes, o que tem contribuindo para a formação de uma sociedade melhor. O psiquiatra também ressaltou que é preciso aplicar método DCD - Duvidar, Criticar e Determinar. Ou seja, determinar de que maneira se deve lidar com os desafios da vida, de forma que a pessoa passe de uma condição de vítima para líder de si mesma.

O Prefeito Dr. Fernando ressaltou que conhece os livros de Augusto Cury e salientou que utiliza diariamente o conhecimento adquirido nas leituras. “É importante educar de forma eficaz os nossos alunos para que no futuro tenhamos cidadãos críticos e conscientes. A implantação deste Programa na Rede Municipal de Ensino vem para contribuir nesta formação”, disse.

A Secretária Municipal de Educação, Daniela Alves, informou que a ideia de aplicar o Programa Escola da Inteligência no município surgiu da constatação de que, “para melhorar ainda mais o ensino em sala de aula, era necessário cuidar do comportamento dos alunos e da saúde psíquica dos professores”.

Os valores éticos aprendidos pelos alunos, a exemplo de respeitar os colegas de classe, foram conferidos pelo público, que também acompanhou a diversas apresentações de música por parte dos estudantes.

O Programa Escola da Inteligência é aplicado em toda rede Municipal de Ensino, contemplando a Educação Infantil I e II, Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e a Educação de Jovens e Adultos - EJA.