A Prefeitura realizou nessa quarta-feira, 20/8, no auditório da Escola Dr. Lund a cerimônia de lançamento de Adequações do Plano Decenal Municipal de Educação, com objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da sua participação no planejamento das ações educacionais para os próximos 10 anos.

Com o processo de adequação pretende-se elaborar estratégias educacionais que correspondam as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional da Educação (PNE), que prevê entre elas a ampliação de ofertas de vagas em creches, oferecer educação em tempo integral e também garantir para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado.

Para o analista da Metropolitana C, Arlem Hudson Rocha, Lagoa Santa vem atingindo as metas do PNE, estando à frente de muitos municípios mineiros mas tem um grande desafio pela frente , "a cidade tem planos audaciosos para educação e o grande desafio de manter e melhorar ainda mais o sistema educacional da cidade", afirmou.

De acordo a secretária de Educação, Daniela Alves, a participação da população no processo de adequação do Plano é fundamental, "o plano é para todo o município e precisamos adequá-lo a nossa realidade, quanto maior a participação e o alinhamento de ideias, mais perto estaremos do cumprimento do PNE", disse.

Para a gestora da Organização Não Governamental - Saber Social, Janice Andrade, esse é um momento muito importante para a cidade, "acredito que a única forma de mudar nosso futuro é através da educação. As novas metas representam grandes avanços, rumo a uma educação de qualidade", destacou.

Educação 2014

Em 2014, Lagoa Santa ampliou de 0 para 5, o número de instituições públicas que atende crianças de 0 a 2 anos, criou o Centro In+ Formar, para apoiar crianças, pais e professores na inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. Além de ter sua metodologia educacional servindo de exemplo para outros municípios e até mesmo o Ministério da Educação (MEC).