Foi realizado na tarde desta segunda-feira, 24/11, no auditório da Escola Dr. Lund, o primeiro seminário de Educação Infantil de Lagoa Santa. A iniciativa promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a FTD Editora e CCAA buscou a capacitação dos profissionais do município ligados ao ensino infantil e trouxe novas técnicas que podem ser utilizadas para a integração do professor e do aluno dentro da sala de aula.

A palestra ministrada pela professora Dra Tânia Âmbrizi e pelo professor doutorando em educação, Cláudio Manoel dos Santos, ambos da Universidade Federal de Minas Gerais, trouxe uma série métodos relacionados com a forma de ensino e quebrou alguns mitos relacionados ao sistema educacional.

A pedagoga da Creche Alaíde Lisboa, Isabella Oliveira, destacou a importância do seminário ao introduzir novos pontos para se montar um currículo escolar com o objetivo de ajustar algumas práticas educacionais. “No seminário foram apresentadas novas práticas de ensino que serão utilizadas em nosso dia a dia com as crianças. Foi muito válido”, disse.

Já para a pedagoga da Escola Municipal Messias Pinto Alves, Adréia Teobaldo, o 1º Seminário de Educação Infantil serviu para reforçar e acrescentar novas práticas dentro ao ambiente de ensino. “Tudo que foi apresentado pelos palestrantes foi importante para assegurar os trabalhos que já desenvolvemos dentro da escola em relação à educação dos nossos alunos e mostrar como podemos utilizar outras ferramentas buscando aprimorar as nossas práticas”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação cerca de 380 professores participaram do seminário. A intenção da Secretaria é de que durante todo o ano de 2015, mais cursos de capacitação, seminários e oficinas sejam realizadas para aprimorar o trabalho bem como ensino no município. Segundo a gerente de setor de Séries Iniciais da Educação Básica do município, Thaisa Hostalácio, a secretaria vai continuar a investir em cursos de pós-graduação em parceria com o governo estadual e o governo Federal.